quarta-feira, 10 de setembro de 2008

espelho?

qual a função de um espelho?
o espelho reflete a imagem do que está à sua frente. até aí tudo bem.
o que me confunde é a interpretação dessa imagem. não entendo o que as pessoas vêem no espelho. tampouco entendo o significado e a função dessa visão.
para uma pessoa que vê seu próprio reflexo, só faz evidenciar seus traços psicológicos. seja uma pessoa confiante e narcisista, que se vê muito bonita; seja uma pessoa depressiva e insegura, que se percebe horrenda.
a mesma imagem refletida, vista por outro espectador que contempla quem está diante do espelho, não altera a real percepção que este observador tem sobre a pessoa refletida. além disso, as concepções sobre esta imagem são variáveis, e as opiniões do refletido e do observador podem ser semelhantes ou antagônicas.
o que não se pode negar é que o universo significante é altamente variável de uma pessoa para a outra, e a mesma imagem pode ter significados diversos, principalmente porque quando vemos a imagem de uma pessoa associamos a ela uma série de fatores psicológicos, assim como a própria pessoa refletida o faz.
o mais perto que chego de uma conclusão é que, a imagem refletida tem várias formas de ser interpretada. e, na verdade, quando nos olhamos no espelho não nos vemos, mas sim nos projetamos nele, seja individualmente ou socialmente.
então, me pergunto, de novo: qual é a função de um espelho?
tudo é uma questão de identidade e alteridade.
mas isso já é uma outra história...

2 comentários:

Thiago de Moraes disse...

Isso me deprime. Por que a minha imagem refletida no espelho não pode ser APENAS a minha forma física refletida na porra do espelho? Seres humanos são estranhos, não? Identidades e alteridades à parte =).

Nede Losina disse...

Vocês realmente não vêem o outro lado? Quer dizer, do lado de lá...
Ou ficam esperando os braços do reflexo te pegarem pelo pescoço.
Digo isso aqui porque acho que falo com semelhantes ;)